sábado, 20 de dezembro de 2014

A LENDA DO PAPAI NOEL E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O EDUCADOR CRISTÃO



Estamos nos aproximando do Natal[1], data que as pessoas se sensibilizam mais com o próximo, doam brinquedos, dinheiro para os pedintes nas ruas e para aqueles que pedem de porta em porta. Muitos passam o ano inteiro sem olhar com misericórdia para com o próximo, mas no Natal ele se transforma em um Papai Noel itinerante, doando presentes e sorrisos para todos!
Os comércios ficam lotados, as lojas fecham mais tarde, a correria para comprar os presentes, o chester, as frutas, e os refrigerantes, é algo alucinante e estressante! Para que tudo isso? Quase não se fala sobre o aniversariante nas ruas, na mídia, nas conversas cotidianas. Não é alvo de reflexão e meditação o sentido real do nascimento de Cristo, da sua vinda ao mundo!
Muitos crentes não param para pensar, para refletir, para ensinar seus filhos sobre o plano de amor, de redenção operado pelo Cristo, enviado pelo Pai (Jo 3.16)! Só podemos entender a essência dessa luz, do amor redentor de Cristo, se contemplarmos as trevas que invadiam nossa alma, nosso coração e nos escravizavam (Ef 2. 1-3)! E ao contemplarmos essa verdade, o glorificaremos em todo o tempo, não somente no natal, como fazem os religiosos!
            O Papai Noel existiu ou é uma lenda? Segundo o site Wikipédia[2] ele existiu com outro nome, São Nicolau de Taumaturgo no século IV na Turquia, era um Arcebispo Católico que é caracterizado por sua generosidade para com as pessoas que necessitavam. Ele colocava saco de moedas nas chaminés das casas de pessoas que precisavam. É considerado santo pela igreja católica por ser atribuído a ele muitos milagres.
Como surgiu esse modelo moderno de Papai Noel? No século XIX a Coca-Cola usou essa imagem de São Nicolau para produzir um personagem que pudesse divulgar a marca dela, daí criaram um velhinho de roupas vermelhas, lembre-se que São Nicolau era Arcebispo e, portanto usava roupas vermelhas, e inventaram para fins comerciais que esse velhinho de barba branca morava no Polo Norte com a Mamãe Noel e com oito elfos e nove renas voadoras. O Papai Noel da Coca-Cola avalia a conduta das crianças que foram obedientes aos seus pais e entregava presentes para elas como recompensa por suas obediências. Essa transformação da história de São Nicolau em um personagem natalino ocorreu na Alemanha e repassou para o mundo inteiro.
Fica evidente que a figura do Papai Noel é puramente comercial. De fato, existiu um homem religioso e caridoso como São Nicolau, mas nada, além disso. Para o catolicismo ele é um santo, mas infelizmente tem sido idolatrado por muitos evangélicos na prática! Quando estes ensinam seus filhos que existe Papai Noel e que se forem obedientes receberão presentes, estão idolatrando uma figura comercial e religiosa. Deixam de educar seus filhos a amarem o Senhor de todo o coração como determina Deuteronômio 6.4-25.
Os filhos desses evangélicos são ensinados a serem consumistas e materialistas, e a serem obedientes por causa de recompensas materiais e não por que é mandamento do Senhor (Êxodo 20.12). A recompensa de ser obediente aos pais procede do Senhor e não do Papai Noel! A recompensa é o próprio SENHOR! Esses ensinos comerciais são extremamente maléficos para a vida espiritual de uma “criança evangélica”. Acreditar nessa figura comercial em substituição do verdadeiro aniversariante, o Senhor Jesus Cristo, é pecaminoso!
Apesar de saber que a data do nascimento de Cristo é impossível de determinar com absoluta certeza, todavia, entendo que o natal é uma grande oportunidade didática de ensinar nossos filhos o real sentido e proposito redentor para a vinda de Cristo ao mundo!

Se você ama o Senhor de todo o seu coração desejará que seu filho o ame também, não é?! É incoerente ensina-lo mentiras comerciais, fantasias, recompensas transitórias, quando pode ensina-lo sobre as recompensas eternas, sobre um Rei que vive e governa tudo e todos! Que você nesse Natal possa aproveitar a oportunidade para instruir o seu filho no Caminho Verdadeiro e Vivo, que leva ao Pai (João 14.6). Contudo, não somente nesse período do ano, mas em todo o tempo, ao deitar, ao levantar, coloque dentro da cabeça dele essas verdades de vida eterna (Dt 6)!
Faça como esse belo hino por título de “A História de Cristo” do hinário Novo Cântico afirma:
Conta-me a história de Cristo,
Grava-a no meu coração!
Conta-me a história inaudita!
De graça, paz e perdão.
Conta como ele, encarnado,
Veio no mundo morar;
Aos pecadores indignos,
De Deus o amor revelar...
A Ele a glória eternamente! Amém.
Reverendo Márcio Willian






[1] O artigo foi escrito dia 20 de dezembro de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário