sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

O CRISTÃO PODE FICAR ENFERMO OU QUANDO ADOECE É FALTA DE FÉ?




Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi transpassado pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
(Is 53. 4-5)
Você já ouviu pregações que afirmam que o crente verdadeiro não pode aceitar a doença em sua vida? Declarações como: “eu declaro em nome de Jesus que essa doença vá embora!” É muito comum no meio evangélico, esses pregadores afirmam que sua declaração de “fé” é poderosa para mudar as circunstâncias adversas da sua realidade. Nosso real problema seria, nessa visão, os problemas de saúde, material e fracassos nas realizações pessoais! Se isso é verdade, nossa fé não se limitaria somente a este mundo (1 Co 15. 19)? Alguns crentes não tomam remédios porque não aceitam a doença em suas vidas, determinam, "brigam com Deus" e acreditam que suas enfermidades foram curadas por sua fé!
Um dos textos mais utilizados para fortalecer esse argumento de que o cristão não pode ficar doente é Isaías 53.4-5, o qual afirma que Jesus levou sobre as nossas dores e enfermidades. Se ele levou na cruz, toda doença e castigo, significa que não podemos ficar doentes? Alguns poderiam dizer que existe uma diferença entre você crer pela fé nessa “promessa” e você não crer verdadeiramente, então, nesse sentido o problema estaria na declaração de fé do crente e não na promessa.[1] Por outro ângulo, a promessa para ser eficaz depende das ações dos homens, caso contrário Deus não poderia cumprir suas promessas!
O teólogo Anthony Hoekema, acertadamente esclarece sobre os sofrimentos que ainda fazem parte da vida do crente:
...O sofrimento ainda acontece na vida de cristãos porque ainda não foram eliminados todos os resultados do pecado. O Novo Testamento ensina que “através de muitas tribulações, nos importa entrar no Reino de Deus” (At 14.22). Paulo conecta nosso sofrimento presente com nossa glória futura (Rm 8.17,18). E Pedro aconselha seus leitores a não se surpreender com o “fogo ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-vos, como se alguma coisa extraordinária vos estivesse acontecendo”, mas antes “alegrai-vos na medida em que sois co-participantes dos sofrimentos de Cristo” (1Pe 4. 12-13).[2]
As provações e lutas que enfrentamos aqui são meios que Deus utiliza para nos tornar progressivamente a imagem de Cristo, esse é o alvo principal revelado nas Escrituras (Rm 8.28)! Francis Schaeffer falou sobre os privilégios que temos aqui de desfrutar de experiências sobrenaturais antes de vermos Cristo face a face: ...A eternidade será maravilhosa, mas há uma coisa que o céu não terá: é a chamada, a possibilidade, e o privilégio de se viver uma vida sobrenatural aqui e agora pela fé, antes de ver Jesus face a face.[3] Quando a igreja perde o proposito maior de sua existência que é glorificar a Cristo como seu cabeça (Ef 1. 15-23; 2.11-22; 4. 7-16), ela perde sua identidade completamente! Se identificar com Cristo é também sofrer por Ele e enfrentar os efeitos da Queda com alegria nele (Rm 8.17-18; Fl 4.4-7).
Mais uma vez cito Hoekema para avaliarmos o estado espiritual da igreja pos moderna:
...É possível que a Igreja atual esteja tão envolvida em assuntos materiais e seculares que o interesse pela Segunda Vinda esteja se desvanecendo no segundo plano. É possível que muitos cristãos não mais creiam numa volta literal de Cristo. É também possível que muitos dos creem num retorno literal empurrem este evento para tão longe, no futuro distante, que não vivem mais na espera dessa volta. Sejam quais forem as razões, a perda de uma viva expectativa da Segunda Vinda de Cristo é um sinal de uma enfermidade espiritual das mais sérias na Igreja....[4]
A igreja deve viver na expectativa da volta de Cristo, quando ela não vive assim, demonstra que seu olhar para as Escrituras mudou completamente! Essa interpretação equivocada de passagens de redenção por meio de Cristo, como o de Isaías 53, revelam o quanto os evangélicos atuais, não compreendem o Evangelho real! A problemática dessa realidade pode ser descrita desta forma:
Todos os homens aspiram ser salvos do sofrimento, porém não desejam ser salvos do pecado. Gostariam de ter suas vidas salvas, mas querem continuar com suas luxurias. De fato, muitos divergem nesse ponto. Ficariam contentes se alguns de seus pecados fossem eliminados, mas não conseguem deixar o colo de Dalila nem divorciar-se da amada Herodias. Não podem ser cruéis com o olho direito ou com a mão direita....[5]
Entendo o texto de Isaías 53. 4-5
Essa é uma profecia chamada de messiânica, que fala do Messias, como servo sofredor, que leva sobre si as culpas e iniquidades do povo do Senhor! Muitos ao lerem essa passagem erroneamente interpretam que o crente não pode ficar doente! Devido a essa interpretação herética, muitos verdadeiros cristãos ficam em crise emocional e espiritual, por passarem por sofrimentos na saúde e na vida material. Se sentem inferiorizados na igreja que frequentam e o Evangelho para eles que deveria ser fonte de consolo e força na caminhada cristã, é visto como pedra de tropeço!
Se essa interpretação do texto de Isaías 53.4-5 for correta, cria-se um gravíssimo problema em toda a Escritura, porque em diversos textos é narrado, tanto no Antigo Testamento como no Novo Testamento, que homens e mulheres de Deus tiveram enfermidades (Jó 2.7-8; Is 38. 1-8; Sl 88;  Sl 102. 1-7; 1 Tm 5. 23)! Se você acredita que a Escritura não tem contradições, o texto de Isaías 53 não pode ser interpretado da forma que os teólogos da prosperidade interpretam! Então, qual é a interpretação correta do texto?    
Vou expor princípios interpretativos na interpretação de texto profético, que são fundamentais para entender essa passagem:
1. Primeiro princípio é que a Bíblia interpreta a própria Bíblia. Esse princípio interpretativo vale para toda a Escritura, sendo essencial no processo de compreensão de qualquer passagem. Logo, o ensino da profecia messiânica em Isaías 53 não pode estar em contradição com o restante da Palavra de Deus.
2.  Segundo princípio é que a revelação é progressiva e portanto o texto profético se cumpre progressivamente até seu clímax, a consumação do Reino Messiânico. Esse ponto ressalta a aplicação dessa passagem. Sem dúvida Isaías 53. 4-5, como todo o capítulo, aplica-se a Cristo, porém, seria essa aplicação somente na primeira vinda ou existem aspectos que são aplicáveis na primeira vinda e outros somente na segunda? Será que podemos entender que alguns aspectos podem ser aplicados na primeira vinda parcialmente e ter o seu cumprimento absoluto na segunda vinda? Como afirmou Van Groningen: ...O sentido é: o que ele sofreu, nós merecemos....[6]
Abaixo exemplifico a resposta para essas questões segundo a própria estrutura do texto de Isaías 53:
Aspectos proféticos que se cumpriram cabalmente na Primeira Vinda de Cristo
 A humilhação de Cristo
Versos 1-3: Não havia nele nada que atraísse os homens, foi rejeitado, homem de dores, desprezado pelos judeus que tanto aguardavam o Messias.
Versos 4-5: Sofreu os efeitos da Queda em seu corpo, e nos representou na cruz como Cordeiro substituto, para que fossemos sarados (justificados e santificados progressivamente)
Versos 6-8: Estávamos mortos em delitos e pecados, mas ele foi levado em nosso lugar para o sacrifício como ovelhas muda, para sofrer o juízo em nosso lugar, por causa da nossa transgressão foi ferido.
Verso 10: Após a sua morte na cruz foi sepultado em sepultura de rico. Morto sem culpa, sem pecado, para que o SENHOR, o moesse em nosso lugar, para que a dívida que tínhamos com o SENHOR fosse quitada de uma vez por todas nele.
Aspectos proféticos que se cumprirão na Segunda Vinda de Cristo
Verso 10 ...verá a sua posteridade e prolongará os seus dias; e a vontade do SENHOR prosperará nas suas mãos.  A vontade do SENHOR após moê-lo em nosso lugar na cruz, prosperará. O Servo Sofredor verá o fruto do seu sacrifício e a justificação dos eleitos, e ficará satisfeito.
Verso 12: Por isso, eu lhe darei muitos como a sua parte,... O Pai dará a ele muitos eleitos, devido ao seu sacrifício remidor, e Cristo intercederá por aqueles pelos quais morreu

Aspectos proféticos progressivos em seu cumprimento entre a primeira e a segunda vinda de Cristo

As enfermidades e dores que Jesus tomou sobre si, foram cumpridas parcialmente na sua primeira vinda, quando curava os enfermos, para mostrar que a sua obra substitutiva eliminaria completamente os efeitos da Queda sobre os eleitos.

Textos que comprovam essa interpretação no Novo Testamento:

Cumprimento parcial
Mt 8. 16-17: Chegada à tarde, trouxeram-lhe muitos endemoniados; e ele meramente com a palavra expeliu os espíritos e curou todos os que estavam doentes; para que se cumprisse o que fora dito por intermédio do profeta Isaías: Ele mesmo tomou as nossas enfermidades e carregou com as nossas doenças.

Cumprimento Total
Ap 7. 16-17: Jamais terão fome, nunca mais terão sede, não cairá sobre eles o sol, nem ardor algum, pois o Cordeiro que se encontra no meio do trono os apascentará e os guiará para as fontes da água da vida. E Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima.
Ap 21. 3-4: E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras cousas passaram. E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as cousas. E acrescentou: escreve, porque as estas palavras são fiéis e verdadeiras.
O Dr. Van Groningen explica esse simbolismo dentro da passagem de Isaías 53.4-5:
O simbolismo que nos vem à mente é a do bode emissário, que tinha a iniquidade do povo colocada sobre ele, que a levava para o deserto (Lv 16.22). O conceito de substituição é claramente proclamado. Toda a tristeza, dor e sofrimento relacionados com essa enfermidade o Servo experimenta, porque ... (ele pessoalmente levou-as). Tornaram-se suas quando ele as tirou do povo em favor de que ele sofre.[7]
Dentro dessa progressividade da revelação, vemos em outras passagens a expectativa no Antigo Testamento por partes dos crentes, que o descendente da mulher removeria definitivamente as maldições causadas pela Queda. Aparentemente Eva tinha essa expectativa quando nasceu Caim, o que posteriormente mostrou-se o contrário de sua esperança (Gn 4. 1). Lameque ao nascer Noé expressou sua expectativa de que ele fosse o Messias que o livraria das maldições da Queda (Gn 5. 29): pôs-lhe o nome de Noé, dizendo: Este nos consolará dos nossos trabalhos e das fadigas de nossas mãos, nesta terra que o SENHOR amaldiçoou. O SENHOR assumiu as maldições da quebra do pacto em lugar de Abraão ao passar pelo meio dos animais partidos, simbolizando as consequências sobre aquele que quebrasse a aliança (Gn 15. 12-21).  Posteriormente é interpretado por Paulo e aplicado a Cristo como sendo este que assumiu as maldições da Queda sobre si (Gl 3. 6-17).
Portanto, quando Isaías profetizou que Cristo levaria sobre si as nossas dores e enfermidades, essa profecia se cumpriria progressivamente, iniciando na primeira vinda, quando Cristo operava milagres para mostrar que ele é o Redentor prometido que redimirá o seu povo e a criação, e tendo o seu cumprimento absoluto na segunda vinda quando nossos corpos serão transformados a semelhança do corpo dele (1 Co 15. 50-58). Da mesma forma que ele ressuscitou Lázaro para mostrar que Ele é a ressurreição e a vida, e quem crer nele, será ressuscitado no último dia (Jo 11. 21-26), os que foram curados na sua primeira vinda serviram para mostrar parcialmente o que será realizado completamente e de forma definitiva na segunda vinda! Isso não significa que Cristo não cure hoje, mas que nem sempre ele cura ou livra o justo do sofrimento decorrentes da Queda ou da obediência ao Evangelho, porque? A razão é simples,  os efeitos da Queda sobre todos os homens, como doenças, limitações de todas as formas, degradação da criação e suas consequências, acidentes, e outros só serão removidos na glorificação (Rm 8.18)!
Outro fator fundamental é que existe um plano muito maior por trás das circunstâncias difíceis, com significado eterno, que é nos tornar a imagem dele progressivamente mesmo em meio a aflições e sofrimentos temporários, por isso todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, que são chamados segundo o seu propósito (Rm 8. 17-18, 28-30)! A Redenção é um plano muito maior que simplesmente nos livrar de dores transitórias!
A primeira vinda de Cristo inaugurou o Reino, a Segunda Vinda consumará o Reino! Logo, estamos no “já e ainda não”, vivemos as realidades presentes do Reino dos céus na medida que conhecemos a Cristo, nos despimos do velho homem e revestindo do novo (Ef 4. 17-32). Nosso alvo é Cristo, por isso devemos correr a carreira que nos esta proposta, olhando firmemente para o autor e consumador da nossa fé (Hb 12.1-3), prosseguindo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação em Cristo Jesus, esquecendo as coisas que para trás ficam e avançando para as que estão diante de nós (Fl 3.12-16), porque não somos daqueles que retrocedem para a perdição, mas daqueles que prosseguem para a salvação, vivendo pela fé (Hb 10.32-39)!
Temos a convicção inabalável que Cristo nos redimirá do pecado e dos seus efeitos de uma vez por todas! Teremos plena comunhão com o Senhor e cantaremos com os anjos diante daquele que está no trono e do Cordeiro (Ap 7.10): ...Ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro, pertence a salvação.
Reverendo Márcio Willian Chaveiro






[1] https://www.youtube.com/watch?v=qoaZ0iIQnhk
[2] HOEKEMA, Anthony Hoekema, A Bíblia e o Futuro, Cultura Cristã, 1989, p.88
[3] SCHAEFFER, Francis A. Schaeffer, Verdadeira Espiritualidade,  Cultura Cristã, 1999, p. 94
[4] HOEKEMA, 1989, p. 133
[5] ALLEINE, J. Alleine, Um Guia Seguro para o Céu, PES, 2002, p.56
[6] GRONIGEN, Gerard Van Groningen, Revelação Messiânica, LPC, 1995, p. 573
[7] GRONINGEN, 1995, p. 573

Nenhum comentário:

Postar um comentário