sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

CRISTOFOBIA E A PROMESSA REDENTORA PARA OS VERDADEIROS CRISTÃOS!



Quando ele abriu o quinto selo, vi, debaixo do altar, as almas daqueles que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho que sustentavam. Clamavam em grande voz, dizendo: Até quando, ó Soberano Senhor, santo e verdadeiro, não julgas, nem vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra? Então, a cada um deles foi dada uma vestidura branca, e lhes disseram que repousassem ainda por pouco tempo, até que também se completasse o número dos seus conservos e seus irmãos que iam ser mortos como igualmente eles foram.
(Apocalipse 6.9-11)

            Eu nunca gostei de interpretações surtadas de Apocalipse, daquelas que acham que o código de barra ou o chip seja a marca da Besta, que o anti Cristo será gerado a partir da relação do Diabo com uma mulher e assim por diante! Sem dúvida essas interpretações são absurdas e desprovidas de qualquer fundamentação bíblica e teológica. Todavia, fico atento as mudanças culturais e sociais que ocorrem no tempo que estou inserido, porque a Escritura (Rm 13. 11-14). Os sinais da proximidade da vinda de Cristo são progressivas e por essa razão devemos nos regozijar diante deles, sabendo que cada momento está mais próximo aquele Dia! As promessas Redentoras desde Gênesis 3.15 são ampliadas em sua revelação na história e registradas nas Escrituras como um testemunho fiel de Deus para o seu povo, em todos os tempos!
            Quero apresentar alguns dados e fatos que tem ocorrido em nosso tempo com relação a rejeição global em relação a fé cristã. De início quero informar você, caso não saiba, que 150 mil cristãos, tanto católicos como protestantes, são mortos por ano no mundo! Mais de 50 países tem se empenhado em perseguir, em graus diferentes os crentes, conforme estatísticas feitas pela Missão Portas Abertas![1] Quando afirmamos que 50 países perseguem o cristianismo, isso inclui variadas formas de efetivar essa perseguição, como bem esclarece Ron Boyd-MacMillan: Perseguição é "toda e qualquer hostilidade vivenciada em qualquer lugar do mundo, como resultado da identificação de uma pessoa com Cristo. Isso inclui atitudes, palavras ou ações hostis contra os cristãos, partindo de fora do cristianismo ou em meio a ele".[2] Com essa definição, naturalmente o Brasil faz parte de ranking!
            Outro fato que merece destaque é o grande crescimento no mundo de ateus e agnósticos. Os últimos são aqueles que creem que Deus existe, mas não pode ser conhecido porque não se revelou e vive em outra dimensão! Seriam na prática “ateus covardes” que não tem coragem de assumir suas convicções ateístas! Segundo dados do site Mundo Estranho países como Suécia tem em sua população 85% são ateus ou agnósticos.[3] Isso revela pra nós o quanto o mundo tem abraçado o ateísmo e entendido que ser cristão é um atraso de vida e de intelecto! Para esses supostos “intelectuais” acreditar que Deus existe é o mesmo que acreditar em Papai Noel, Lobisomem, Fada do dente e assim por diante! Tem sido implantado nas escolas no Brasil o ensino de Filosofia com o propósito de varrer a ideia de religião e se formar outros conceitos morais e éticos que não sejam os ensinados pelo cristianismo!
            O crescimento do islamismo mesmo em meio a tanta barbárie por parte do Estado Islâmico, tem atraído jovens europeus e de outras partes do mundo para comporem o exército de Alá! O islã já tem 22% da população mundial, um total aproximado de 1 Bilhão de seguidores! A cada ano aumentam em 16% no mundo a quantidade de adeptos ao islamismo![4] Sendo desta forma, a religião que mais cresce mundialmente. A razão desse espantoso crescimento é devido aos altos investimentos financeiros por causa da imensa quantidade de petróleo em territórios governados por essa religião.[5] Logo, a hostilidade e violência contra o cristianismo é crescente na mesma proporção do crescimento do islã. No Brasil o deputado homossexual que defende a causa gay, Jean Williys e outros levaram uma proposta de lei chamada de PL 1780, que defende o ensino da cultura islâmica e árabe nas escolas, como parte da formação escolar dos brasileiros, para evitar o bullying e a homofobia![6] Porque ele não colocou junto a essa proposta, o ensino da religião cristã e judaica? O que seria menos ruim e pelos menos coerente! É lógico que o interesse dele é aumentar a hostilidade no Brasil com relação ao cristianismo, que ele chama de fundamentalismo religioso!
            A Teologia da Prosperidade no meio evangélico é o maior produtor de ateus no mundo! Com os escândalos associados a esse movimento herético, aumentam assustadoramente o número de pessoas que não querem nem saber de ouvir falar de religião ou Deus! A igreja tem sido a sua maior inimiga, devido sua apostasia descarada. Alguns teólogos da prosperidade nos EUA de grande influência reuniram uma grande quantidade de pastores para assistir um vídeo do Papa Francisco convidando a Igreja Protestante para voltar ao Catolicismo e se unirem no mesmo proposito.  O argumento dos teólogos da prosperidade em apoiar essa iniciativa papal é que a Igreja Evangélica não tem mais o que protestar contra o catolicismo, pois defendem a mesma fé! Já é uma realidade que muitos pastores tem “voltado” para o catolicismo por causa de estudos sobre os pais da igreja e a proximidade e dialogo, causado pelo Papa atual![7]
            O Papa Francisco fez declarações que aparentemente colocam a Igreja Católica mais próxima da “pseudo ciência evolucionista” ao dizer que Deus não criou com uma “vara de condão” o mundo, mas por um processo evolutivo! A ideia do Bing Bang não se opõe ao relato de Gênesis, segundo o Papa Francisco![8] Se o relato bíblico não se opõe ao Bing Bang, ele necessariamente é um mito, logo, o homem não foi criado a imagem de Deus mas do macaco; Adão não existiu; a Queda é uma lenda, e a promessa do Redentor Vindouro de Gênesis 3.15, que é o segundo Adão, não é verdade! Se não existiu um primeiro Adão, o segundo também não pode ser realidade (Rm 5.14)!
            O filosofo brasileiro Olavo de Carvalho fez um vídeo[9] em que comenta com muita propriedade as fases de construção de uma oposição ao cristianismo, que ele chama de Cristofobia! A fobia é um medo exagerado ou intolerância, nesse caso especifico ao cristianismo, seja protestante ou católico. Irei expor alguns pontos que acho mais relevantes para esse artigo e nossa reflexão sobre a Cristofobia:
o   Existe um plano global por parte de muitos de varrer o cristianismo do mundo, afirma o citado pensador. O que a luz do que citei antes e outros fatores que aqui não serão expostos por falta de espaço para tanto, demonstram que esse argumento é totalmente plausível e real!
o   A primeira estratégia ideológica que os opositores declarados do cristianismo fazem é implantar leis governamentais que firam a consciência dos cristãos, quebrando seus valores morais, éticos e o espírito de unidade por uma causa em comum. O presidente dos EUA Barack Obama criou uma lei que obriga os empresários a pagar as despesas para os funcionários que querem abortar. Aqueles que não fizerem isso, por causa da consciência cristã, terão consequências impostas pelo governo.
o   Segundo passo é lógico, tendo quebrado todos esses valores na cultura e na sociedade que provém do cristianismo, as leis que proíbam adoração pública são implantadas, impedindo a pregação do Evangelho e qualquer expressão de fé. As demais pessoas vão, com o tempo, achar normal os crentes serem fuzilados, torturados e humilhados, como já ocorre em várias partes do mundo.
o   O mesmo grupo no mudo que arquiteta leis anti cristãs é o mesmo que cria leis para apoiar o islamismo, argumenta Olavo. No Brasil, como coloquei o documento que entrou como proposta na câmara dos deputados, tem sido implantados progressivamente!
o   O cristianismo é a comunidade mais perseguida do mundo, e não sai uma notinha em nenhum jornal ou mídia conhecida! Porque? A razão apresentada por esse filosofo é que existe um interesse global de não tornar isso público!
Esse pensador diz algo muito importante para nós cristãos: “Se os cristãos não se posicionam contra essa perseguição, tornam-se cumplices.” Concordo plenamente com ele sobre essa inércia da igreja! As pedras clamam quando a igreja não se pronuncia! Vivemos em um mundo encantado dentro das quatro paredes da Igreja, com uma teologia reformada, em grande parte, preocupada somente em discutir se os crentes são eleitos ou não, se dizimo é bíblico ou não, se são cinco pontos ou quatro pontos necessários para ser um legitimo calvinista...! Os “teólogos de internet”[10] que se aventuram a discutir o que nem ainda compreenderam corretamente, fermentam discussões tolas que em nada edificam a igreja de Cristo! Outros evangélicos vivem no mundo visionários, surtado, desprovidos de conhecimento bíblico e teológico, praticando tudo, menos o Evangelho Verdadeiro!
Vou expor brevemente uma exposição de Apocalipse 6. 9-11 que fala dos mártires cristãos diante do trono clamando ao Senhor por justiça a aqueles que o martirizaram! A resposta que é dada a eles é que somente chegará o dia da Vingança do nosso Deus, quando o número dos cristãos que estão destinados a serem martirizados se completar.
A Resposta Consoladora para os Crentes!
O entendimento de Kistemacker é que esse período dos mártires diante do Senhor, abrange desde a ascensão de Cristo até o último dia![11] Eu entendo que realmente essa posição é coerente com as Escrituras e com toda a história. Milhões de cristãos foram mortos por causa do Evangelho em toda a história, e hoje não é diferente como expus no início do artigo. Progressivamente tem aumentado o número de crentes martirizados.
O altar
Quando ele abriu o quinto selo, vi, debaixo do altar, as almas daqueles que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho que sustentavam.
(6.9)
Existia no Templo no Antigo Testamento a esquerda o candelabro de ouro, a direita a mesa de pães asmos, e a frente, o altar do incenso. João já havia mencionado o candeeiro representando as igrejas da Ásia (1.20; 2.5); mas é a primeira vez que João fala do altar. O incenso no Antigo Testamento queimado no altar era usado como símbolo das orações do povo de Deus. Aqui, João diz os santos martirizados estão no altar orando diante de Deus.
Eles foram mortos por causa do Evangelho, por não terem se dobrado diante dos perseguidores. O primeiro mártir que temos no relato bíblico é Estevão (At 7. 54-60), mas se entendermos que os homens e mulheres de Deus no Antigo Testamento tiveram a mesma fé que nós, podemos afirmar, com base em Hebreus 11, que incluiria esses também, por terem sido perseguidos por causa de Cristo. Embora, no início eu concorde com Kistemacker que esses mártires seriam do período da ascensão a segunda vinda de Cristo, existe essa possibilidade de inclusão dos homens e mulheres de Deus que foram mortos e perseguidos por causa de Cristo! Embora, entenda que o texto se refira mais especificamente aos últimos dias!
...Clamavam em grande voz, dizendo: Até quando, ó Soberano Senhor, santo e verdadeiro, não julgas, nem vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?
(6.10)
Os mártires estão perguntando a Deus até quando terá paciência com os ímpios? Porque não julga logo esses homens e acaba com todo o mal? A pergunta deles não era desrespeitosa, apenas expressa que se lembram de tudo que ocorreu na terra e colocam diante do Senhor a ira, conforme a Bíblia ensina que devemos fazer com relação a vingança, pois ela pertence a Deus (Rm 12.19). Não é pecaminoso nos irarmos contra o ímpio por causa da honra de Deus, Jesus fez isso com relação aos fariseus (Mt 23). O errado é fazermos isso por nossa causa! O Salmo 37. 9-11, Davi diz a mesma promessa: Porque os malfeitores serão exterminados, mas os que esperam no SENHOR possuirão a terra. Mais um pouco de tempo, e já não existirá o ímpio; procurarás o seu lugar e não o acharás. Mas os mansos herdarão a terra e se deleitarão na abundância de paz.
Pense comigo, se Deus tivesse respondido essa oração dos mártires desde o começo que pediram, nós não teríamos nascido e consequentemente não teríamos a promessa da consumação! Se Deus julgasse o mundo antes de conhecermos o Evangelho, teríamos sido condenados ao inferno! Ele não fez isso ainda, porque não somente nós tínhamos que nascer e crer no Evangelho, como também muitos outros ainda virão a vida e crerão! Somente quando todos os eleitos forem alcançados, virá o fim!
...Então, a cada um deles foi dada uma vestidura branca, e lhes disseram que repousassem ainda por pouco tempo, até que também se completasse o número dos seus conservos e seus irmãos que iam ser mortos como igualmente eles foram.
(6.11)
A vestidura branca em Apocalipse simboliza retidão, santidade (3.4-5,18; 4.4;6.11;7.9,13). Eles aparecem dessa forma porque seria a única forma de mostrar os santos no céu.[12] É dito a eles que repousem um pouco mais até que se complete o número dos outros irmãos que serão mortos, como eles. Esse repousar é no sentido de revigoramento diante do altar!
O texto afirma: ... repousassem ainda por pouco tempo,... Esse pouco tempo é do ponto de vista de Deus, não nosso, para Ele o tempo é breve e passageiro, mas para nós que somos limitados pelo pouco tempo de vida aqui, parece ser demorado. Somente o Pai sabe os tempos e épocas da consumação de todas as coisas! Quanto mais perseguições a igreja sofrer, mais próximo está o juízo!
Considerações Finais
O cerco está se fechando para os crentes em todo o mundo, mas enquanto os ímpios pensam que estão vencendo o SENHOR e seu Ungido, Deus dá risadas da estupidez dos ímpios, no tempo certo a vingança virá (Sl 2. 1-5). A promessa de Redenção para o povo de Deus não está contida somente em Apocalipse, como a maioria dos cristãos acham, mas em toda a Escritura. Entendo que a Revelação Bíblica é Progressiva, revelando o plano da Redenção. Existe uma promessa progressiva do Redentor Vindouro no Antigo Testamento que cito alguns textos que falam da vinda do Redentor,  apenas para nortear você na visão geral das Escrituras:
o   Gênesis 3.15:  A promessa da semente da mulher
o   Gênesis 22. 15-18:  A promessa é ampliada, essa semente será descendente de  Abraão que abençoará todas as famílias da terra.
o   Gênesis 49. 10: O Redentor, descendente da mulher e de Abraão, será o Leão da Tribo de Judá que governará o mundo.
o   Deuteronômio 18.15: A promessa se amplia ainda mais, a semente da mulher não será apenas descendente de Abraão, Leão da Tribo de Judá, mas o profeta semelhante a Moisés.
o   2 Samuel 7. 12-17:  O Redentor prometido será da casa de Davi e governará para sempre.
o   Salmo 110.4: Ele será eternamente sumo sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque.
o   Isaías 9 e 53: O Redentor é descrito por Isaías como o menino Deus e o Servo Sofredor que levará a culpa e o pecado do seu povo.
o   Malaquias 4. 2:  Ele é o sol da justiça que trará salvação nas suas asas
No Novo Testamento João diz que Cristo veio tabernacular conosco (Jo 1.14): E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai. O Tabernáculo e o Templo no Antigo Testamento apontavam para Cristo, Ele é o Tabernáculo de Deus entre nós! Ele encarnou, se fez tenda e habitou em nosso meio! Depois ele venceu a morte e virá para ser o templo permanente em nosso meio, na Nova Jerusalém (Ap 21. 3, 22-27)! A história é o palco da Redenção do homem, da manifestação da graça, da glória, do poder, da honra, do nosso Deus!
Quando olhamos para todos esses acontecimentos devemos nos fortalecer na graça e no conhecimento do Senhor Jesus (2 Pd 3.18)! Nos alegrar por se aproximar o Grande Dia do SENHOR! Por isso João afirma no início do livro de Apocalipse (1.3): Bem-aventurados aqueles que leem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e a guardam as cousas nela escritas, pois o tempo está próximo. Estamos seguros no Senhor!
É momento também de reavaliarmos nossas prioridades, nossos valores, nossos alvos, nossos desejos, e intentos do coração a luz da Escritura e da Santidade do nosso Senhor Jesus! Portanto, viva com a convicção sua nas promessas redentoras de Deus em Cristo, são fiéis e devemos continuar firmes e inabaláveis, sabendo que nosso esforço, dedicação no Senhor, não é algo sem valor, sem sentido, mas algo que realmente tem absoluto e genuíno sentido existencial (1 Co 15.58)!
Reverendo Márcio Willian Chaveiro


[1] https://www.portasabertas.org.br/main/cristaosperseguidos/classificacao
[2] Fonte da citação: https://www.portasabertas.org.br/main/cristaosperseguidos/classificacao
[3] http://mundoestranho.abril.com.br/materia/qual-e-o-pais-com-mais-ateus-no-mundo
[4] http://educaterra.terra.com.br/educacao/ala1.htm
[5] http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/islamismo/contexto_analise.html
[6]http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=896884&filename=PL+1780%2F2011
[7] http://blog.opovo.com.br/ancoradouro/fenomeno-americano-pastores-protestantes-retornam-a-igreja-catolica/
[8] http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2014/10/1539614-teorias-do-big-bang-e-evolucao-estao-corretas-diz-papa-francisco.shtml
[9] http://youtu.be/cO2naqxQ6hQ
[10] Não estou aqui me referindo a pastores, professore de teologia, que contribuem com artigo na internet para edificação e esclarecimento dos crentes. Caso afirmasse isso, seria algo contra mim e completamente incoerente. Falo com relação aqueles irmãos bem intencionados que “ontem” conheceram a fé reformada, e antes de amadurecer e viver intensamente estas verdades, vivem em torno de discussões que no âmbito que são colocados não servem pra nada, a não ser para gerar polêmicas desnecessárias.
[11] KISTEMACKER, Apocalipse, Cultura Cristã, 2004, p. 300
[12] KISTEMACKER, 2004, p. 303

Nenhum comentário:

Postar um comentário