terça-feira, 29 de julho de 2014

BARTIMEU, O CEGO QUE VOLTOU A VER!

      A cegueira é um mal físico que atormenta milhões de pessoas no mundo. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, existem 39 milhões de cegos em nosso planeta. Sendo que 246 milhões sofrem danos severos na visão, sem dúvida é  um quadro assustador! [1]  A deficiência visual é muito mais comum que a maioria imagina. A cegueira traz consigo muitos fatores limitadores como dificuldades para andar, superar obstáculos, impossibilidade de contemplar as belezas da natureza ou invenções humanas, e assim por diante. Limita em muitos aspectos a pessoa que possui essa deficiência!
            Contudo, o que realmente é impressionante é o número de pessoas cegas existencialmente! Existem pessoas cegas fisicamente, mas que enxergam muito bem com alma; e pessoas que enxergam perfeitamente com os olhos físicos, porém, com os olhos espirituais é totalmente desprovido de visão!  Além daqueles que padecem das duas formas de cegueira! Existem milhões de pessoas que não conhecem a Verdade, nunca ouviram falar ou se ouviram, não consegue enxergar o Evangelho de Cristo! Falarei um pouco sobre um homem que era duplamente cego, física e espiritualmente, e ao ser alcançado por Cristo, volta a enxergar duplamente!

O Cego Mendigo de Jericó
A cidade de Jericó estava em uma distância de um dia de caminhada de Jerusalém. Ela cidade ficava no caminho dos judeus que peregrinavam até Jerusalém para sacrificar no templo. Por isso, conforme Mateus narra esse fato, havia uma multidão seguindo Jesus (Mateus 20. 29): Saindo eles de Jericó, uma grande multidão o acompanhava. Em meio a esta multidão existia um homem cego e mendigo (Marcos 10.46). Porque Marcos fornece esse detalhe sobre o estado social desse homem? Ser cego naqueles dias já era algo difícil, visto com desprezo por muitos, sinal de maldição para alguns rabis, mas além de ser cego, ser mendigo, era ainda mais desprezível! Este homem desprezado por causa da sua deficiência física e seu estado social miserável, deseja de todo o coração encontrar-se com Jesus. Marcos fornece para nós seu nome e filiação (10.46): E foram para Jericó. Quando ele saía de Jericó, juntamente com os discípulos e numerosa multidão, Bartimeu, cego mendigo, filho de Timeu, estava assentado à beira do caminho. Bartimeu era seu nome, filho de um homem chamado Timeu.  Esse homem desprezado em seu tempo não é desprezado pelos escritores dos Evangelhos, particularmente Marcos mostra detalhes da vida desse cego, para nos mostrar não somente a cura feita por Jesus, mas também que este homem é amado do Senhor! Ele é alcançado por Cristo, reconhece suas limitações e busca naquele que pode restaurar sua visão e sua vida!
O Cego Aproveita a sua Grande Oportunidade
Jesus estava só de passagem em Jericó, seu destino era Jerusalém, onde seria preso e crucificado (Marcos 14. 43-72; 15.22-47). Era a grande oportunidade de Bartimeu de encontrar Jesus, por isso, ele ao saber que Cristo passaria ali, clamou (10. 47): ...Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim! É o clamor de um necessitado, de alguém que reconhece suas limitações e poder restaurador de Cristo. Ele afirma que Jesus é o Filho de Davi. Essa declaração tem fundamento nas promessas feitas por Deus no Antigo Testamento a Davi, dizendo que levantaria um descendente dele para reinar eternamente. Os profetas do Antigo Testamento profetizaram isso (Isaias 9.6-7). Esse descendente é Cristo, da casa de Davi! Quando o cego diz: “Filho de Davi”, ele demonstra que crê nas promessas de Deus em enviar o Messias (o ungido) para salvar o seu povo.  
Mas a multidão o repreendia o cego Bartimeu, para que se calasse (10.48). Contudo ele gritava ainda mais alto: Filho de Davi, tem misericórdia de mim! Ele não desiste, por quê? Porque sua necessidade era maior que qualquer obstáculo, que qualquer oposição da multidão. Sua limitação e estado de desprezo era algo que o machucava por dentro, que o escravizava internamente e externamente! Não poderia deixar de clamar por misericórdia para aquele que é compassivo e misericordioso! Para aquele que poderia cura-lo completamente! Nunca haverá falta de pessoas que insistam conosco: “ainda é cedo demais” ou que “é tarde demais”, ou então, que estamos “indo longe demais” ou que estamos “indo depressa demais”; porquanto, na opinião delas, não precisamos orar tanto, ler tanto as nossas Bíblias ou ficarmos preocupados acerca da nossa salvação. Não podemos dar ouvidos a tais pessoas. Como Bartimeu temos que clamar: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim![2]
Jesus Chama o Cego para Ser Restaurado
O verso 49 diz que: Parou Jesus e disse: Chamai-o...  É maravilhoso observar que apesar do cego gritar por misericórdia, é Jesus que o chama! É Deus que vai ao encontro do pecador, que resgata o perdido, que transforma e liberta o encarcerado de alma! O Senhor Jesus diz para ele ficar de pé e ter animo. Acredito que o estado dele deveria ser de puro desanimo, pois era mendigo, cego, desprezado e repreendido pela multidão, tudo isso abateria qualquer pessoa! Mas Jesus diz para ele ficar de pé e pergunta a ele o que deseja (10.51): “Perguntou-lhe Jesus: Que queres que eu te faça? Respondeu-lhe o cego: Mestre, que eu torne a ver.” Só uma coisa esse homem queria, voltar a ver! Nada era mais importante para ele do que voltar a enxergar. Se hoje é difícil para alguém com essa deficiência, imagine naqueles dias! O sofrimento era muito grande, só poderia mendigar nas cidades, não havia como trabalhar, como receber alguma ajuda do governo romano. Por isso, ele só queria voltar a ver!
O verso 52 diz que Jesus o cura: Então, Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E, imediatamente, tornou a ver e seguia a Jesus  estrada fora. Quando Jesus diz que a fé dele o salvou, refere-se as palavras do cego quando gritava: “Filho de Davi, tem compaixão de mim!” A fé dele consistia em reconhecer que Jesus era o Messias, o prometido descendente de Davi. Fé não é pensar positivo, acreditando que algo vai acontecer porque você tem fé. Mas fé verdadeira é crer em tudo que a Palavra de Deus diz. É conhecer a Deus através da Bíblia, confiar nele, e o obedecer. Bartimeu creu em tudo que a Bíblia dizia e prometia sobre Jesus, confiou nele, e o obedeceu. Quando foi que ele o obedeceu? Quando Jesus mandou ficar de pé, ele ficou (verso 50); quando foi curado da cegueira tornou-se um discípulo de Cristo, e o seguiu (verso 52). Quem é transformado por Cristo o  segue estrada fora! 
A cegueira é uma consequência da entrada do pecado no mundo através de Adão. Não é pecado ser cego, mas é um mal decorrente da Queda do Homem, como todas as doenças e males no mundo. Quando Jesus curava cegos, paralíticos, mudos, era uma forma de mostrar que ele era o Messias, aquele que haveria de vir. Em Isaías tem uma passagem que esclarece bem isso, onde é profetizado sobre o ministério de Cristo, Isaias 61. 1-2. 
 A cegueira de Bartimeu era física, mas também padecia de uma cegueira muito pior, espiritual. Todos os homens nascem cegos espiritualmente (Romanos 3.23), carecem da graça de Deus, da cura, da transformação interna, que os liberta de uma vez por todas. Somente Cristo pode libertar o cego espiritualmente. O homem só pode voltar a ver através de Cristo! Esse ex-cego não volta para sua casa, não vai para outro lugar para visualizar as belezas naturais que fora impedido pelas circunstancias de ver, ele quer uma só coisa: seguir aquele que o fez ver! Ele deseja Cristo acima de qualquer coisa, esse é o Bartimeu, o cego que voltou a ver!
Reverendo Márcio Willian Chaveiro



[1] http://www.onu.org.br/oms-afirma-que-existem-39-milhoes-de-cegos-no-mundo/
[2] Ryle, J.C. Ryle – Meditações no Evangelho de Marcos – Editora FIEL, 2007, p.134




Nenhum comentário:

Postar um comentário