quinta-feira, 31 de julho de 2014

TEOLOGIA DA PROSPERIDADE OU ...!

           
         Estava pensando sobre a teologia da prosperidade, como ela tem dominado o pensamento de milhões de evangélicos no Brasil e no mundo! Acho natural esse domínio mental em uma geração consumista, materialista, e superficial. Os defensores dessa teologia aproveitam o “mercado da fé” para desenvolverem métodos cada vez mais sofisticados e criativos para atrair seus “consumidores insaciáveis”. Tem produtos para todos os gostos: lenço suado, copo abençoado, agua do rio Jordão, caneta ungida, vassoura ungida,... e logico, que unido com a variedade de produtos da fé, existe variados valores, tudo para agradar o gosto do freguês!
            Que nome poderia ser dado a essa teologia? Primeiro, que não combina com ela o nome “teologia”, que seria etimologicamente “estudo de Deus”! Contudo, pensando melhor, pode ser que combine, desde que seja um “estudo de um deus qualquer”! Uma coisa tenho plena certeza, essa teologia da prosperidade pode ser qualquer coisa, menos um estudo do verdadeiro Deus! Pode ser a teologia do deus Baal! Ou do deus Tiquê, um deus grego responsável pela fortuna, ou outro deus mitológico ou antropológico![1] Sinceramente, pode ser qualquer coisa essa teologia!
            Não se surpreenda com essa  avaliação! O apostolo Pedro já havia alertado sobre ela, após dizer que os pregadores da prosperidade renegariam a Jesus. Pedro fala que muitos vão seguir suas práticas libertinas e apresenta as consequências desse prática maligna (2 Pe 2.2-3): ... e, por causa deles, será infamado o caminho da verdade; também, movidos por avareza, farão comércio de vós, com palavras fictícias; para eles o juízo lavrado há longo tempo não tarda, e a sua destruição não dorme. Judas na sua pequena carta foi movido pelo Espírito Santo a escrever sobre eles, devido ao grande perigo destruidor desses líderes (verso 11): Ai deles! Porque prosseguiram pelo caminho de Caim, e, movidos de ganância, se precipitaram no erro de Balaão, e pereceram na revolta de Coré. Paulo não deixou de combater esses mercenários da Palavra (2Co 2.17): Porque nós não estamos, como tantos outros, mercadejando a palavra de Deus; antes, em Cristo é que falamos na presença de Deus, com sinceridade e da parte do próprio Deus. Sem contar os profetas do Antigo Testamento, mas deixa para outra oportunidade!
            A igreja evangélica esta como a igreja em Laodicéia (3. 17): pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de cousa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu. Os evangélicos, na sua maioria, estão nesse estado de miséria espiritual e acham que estão cheios do Espírito Santo, cheios de bênçãos, de prosperidade! Caminham a passos largos para a condenação eterna, todavia, pensam que estão galopando no caminho da vitória e da prosperidade!
            A minha intenção aqui é despertar você, caso esteja nesse barco furado da teologia da prosperidade, a voltar seus olhos para a Escritura, para o verdadeiro Evangelho! A conhecer verdadeiramente a Cristo e não amar mais as riquezas do que ele, porque (Mt 6.24): Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas. Ao contrário, você deve anda em Cristo radicado, edificado, confirmado na fé conforme as instruções do Evangelho (Cl 2.6-7)! Buscando em primeiro lugar o reino de Deus e sua justiça, sabendo que todas as coisas necessárias, como comida, bebida e vestimenta, serão acrescentadas (Mt 6. 32-34). Ao fazer isso verdadeiramente você encontrará descanso para sua alma (Mt 11. 28-30)! Que Deus edifique sua vida somente em Cristo! Amém.
Reverendo Márcio Willian Chaveiro




[1] http://pt.wikipedia.org/wiki/Tique_(mitologia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário