sábado, 9 de agosto de 2014

O QUE DEVE OCUPAR O NOSSO PENSAMENTO?


                  
           O escritor e educador  Dermeval Saviani disse acertadamente: ...se toda reflexão é pensamento, nem todo pensamento é reflexão...![1] O que ele quis afirmar com isso é que as ideias, os pensamentos surgem em nossa mente desordenadamente, que nesse caso inicial não é fruto de uma reflexão, de avaliação, de ponderação racional! Quando o pensamento surge em nossa mente e o avaliamos, criticamos desenvolvemos pensamentos sistematizados pela reflexão. Não significa que toda a reflexão produzirá pensamentos corretos, porque nem toda reflexão tem base corretas para avaliação das ideias ou pensamentos! Nem é minha intenção afirmar que Saviani disse isso pensando na teologia, ele declarou pensando em filosofia do ensino. Mas uso seu pensamento apenas no ponto comum entre filosofia e teologia cristã.
            O apostolo Paulo ao escrever para a igreja em Filipos diz para eles ocuparem a mente com tudo que é: verdadeiro, respeitável, justo, puro, amável de boa fama, ou qualquer pensamento que tenha virtude (Fl 4.8). Porque Paulo declara isso? O contexto próximo ajuda a entender melhor a razão dessa ordem. Nos versos anteriores ele falou sobre a ansiedade e a forma de vencer, que é por meio da alegria no Senhor, com oração, suplica e ações de graças (4.4-7). Observe que no verso 7 a “paz de Deus” guardará nossa mente (razão, raciocínio) e coração (sede das emoções) em Cristo Jesus! Essa paz só é possível para aqueles que são justificados por meio de Cristo (Rm 5.1). E Paulo fala que uma vida santa diante do Senhor nos conduzirá sempre a uma vida de comunhão intima com o Deus da paz (verso 9)!
           Agora, diante dessa luta para confiar e descansar em Deus, ele acrescenta que o pensamento correto deve ocupar a nossa mente. A ansiedade promove pensamentos desordenados, nos levando a profundas angustias e preocupações desassociadas da realidade ou possíveis acontecimentos! A reflexão bíblica sobre a vida, sobre a providência e cuidado de Deus para com nossa vida, leva-nos a ter pensamentos verdadeiros, justos, e santos!
Todavia, esse pensamento correto que Paulo afirma que deve ocupar a nossa mente não é desorganizado, é antes, fruto de reflexão, de ponderação bíblica. Ele diz no verso 9 que? O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco. Logo, o nosso pensamento deve ser “configurado” pela Escritura! O Senhor Jesus falando sobre o mesmo assunto, usou expressões verbais que denotam essa construção de pensamento correto: Observai as aves do céu...(Mt 6.26); ...Considerai como crescem os lírios do campo...(6.28); buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça...(6.33). Em contato com a realidade da nossa existência sofremos pressões, dependendo da realidade que nos deparamos, isso causa pensamentos desordenados, que muitas vezes nos conduzem a decisões precipitadas! Todavia, a Escritura nos exorta o tempo todo a refletir sobre a nossa realidade fundamentados nela em Cristo, que é a Palavra encarnada! Não permita que pensamentos desordenados dominem sua mente! Conduza seus pensamentos, seus cuidados, suas angustias, seus medos, a presença do Pai e confie que Ele é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente, pelo que não temeremos nada nessa vida e nem realidades futuras (Salmo 46).
Martyn Lloyd Jones parafraseando essa passagem afirma, como se fosse Paulo dizendo a igreja em Filipos: Se você quer conhecer essa paz de Deus que excede o entendimento, se você quer experimentar a alegria do Senhor, então,...toda a sua vida, todo o seu pensamento,  e todas as suas ações precisam ser controlados pelo Evangelho. É preciso que você não pense em coisas incompatíveis com o Evangelho”[2]
É fácil? De modo algum, somente pela graça podemos aprender dia a dia descansar nEle e confiar inteiramente em sua sábia providência! Vivamos conforme o Evangelho e para o Evangelho de Cristo!  Concluo com uma música chamada “Alegria”,  cantada por Josué Rodrigues, que diz assim:
Alegria é viver feliz
Sem importar qual a situação
Se honrado, ou se humilhado
Em escassez ou fartura de pão.
Alegria é poder pedir
Ao Deus bendito pelo meu irmão
É viver no mesmo sentimento
De afeto e de consolação.
Alegria é saber que Deus
Segundo a Sua glória e riqueza
Vai suprir nossas necessidades com certeza
Alegria é tudo perder
Sem perder nada do amor de Deus
Ter de Cristo o conhecimento nos caminhos Seus.
Alegria (alegria, alegria)
Alegria (todo dia, todo dia)
Essa alegria no Senhor nunca vai acabar.
Alegria (alegria, alegria)
Alegria (todo dia, todo dia)
Ele nos faz tanto o querer como o realizar.[3]

Reverendo Márcio Willian Chaveiro


[1] SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica, Editora Campinas, Autores Associados, 2004
[2] JONES, Martyh Lloyd Jones, A Vida de Paz, Editora PES, 1993, 213
[3] http://letras.mus.br/josue-rodrigues/1081581/

Nenhum comentário:

Postar um comentário