quinta-feira, 28 de agosto de 2014

A RELIGIÃO DO HOMEM NÃO PREVALECERÁ!

            
            No século XIX surgiu um pensamento filosófico chamado de Positivismo, que se fundamenta em valores puramente humanos, desprezando completamente a teologia ou metafisica. Para essa linha filosófica, tudo que deve ser crido é o que pode ser provado cientificamente.[1] Um dos seus mentores é Augusto Comte, que declarou que a humanidade é um deus, que o homem deve adorar.[2] O que está por trás dessa afirmação é que tudo na vida deve girar em torno do homem, todos os valores, todos os projetos, tudo que é construído deve se fundamentar no homem!
            Esse pensamento positivista está presente em nossos dias, não pense você que essa filosofia que surgiu no início do século passado não tem influências culturais e ideológicas em nosso tempo! Para ficar mais claro o que afirmo, Augusto Comte defendia o surgimento de uma nova religião, mas seria a religião do homem, que uniria toda a humanidade em torno dos mesmos valores morais e éticos. Essa religião traria um novo conceito de Ser Supremo, sendo ela a religião da humanidade.[3] Nessa perspectiva, Deus não deve ser crido, mas o homem toma o lugar de Deus, para ser cultuado!
            Vivemos uma preparação para essa religião do homem, nesse tempo de globalização, de imediatismo, de subjetivismo idolátrico. O cristianismo tem vivido uma fase de esquizofrenia teológica! Em certos momentos defende verdades bíblicas, em outros defende mentiras, existe uma relação amigável entre as partes, essencialmente opostas, contudo politicamente interessantes para continuarem a convivência! A Teologia da Prosperidade tem contribuído para a construção desse alicerce da Religião do Homem, devido a sua ênfase na conquista humana, no ganho fácil, e a falta de credibilidade que o Evangelho tem sofrido em meio a sociedade e a cultura.
            O que devemos fazer diante desse quadro terrível? Primeiro quero falar o que não devemos fazer! Não devemos achar que tudo está acontecendo por força natural, mas entender que Deus está no trono governando a nossa história[4]! Não podemos acreditar que a igreja de Cristo será algum dia destruída, porque as portas do inferno não prevalecer contra ela, porque é construída sob um eterno, inabalável e imutável fundamento![5] Poderá ser destruída, desfeita e perseguida a igreja como instituição, não como Corpo de Cristo! A maioria pode apostatar da fé, mas os verdadeiros crentes continuarão firmes e darão suas vidas pelo Evangelho! Porque sabemos que se com Ele sofrermos, com Ele reinaremos (Rm 8.17-18)!
            Agora quero falar o que devemos, a luz das Escrituras, fazer diante desse quadro. Devemos continuar edificando a igreja com a Palavra, para que suporte os dias maus (2 Tm 4. 1-5; Mt 7. 15-27). Devemos continuar a construir a nossa vida sob a rocha que é Cristo e sua Palavra! Devemos continuar rejeitando os hereges, mas sempre praticando com o fogo do primeiro amor (Ap 1. 1-7)! Precisamos caminhar sem medo das coisas que teremos que sofrer, porque nos será dada por Cristo a coroa da vida (Ap 2. 8-11)! Sempre em meio a apostasia e imoralidade da igreja, existirão aqueles que não contaminaram suas vidas, por isso é necessário perseverar fiéis até o fim (Ap 3. 4-5).  Devemos sempre lembrar que Cristo conhece os seus filhos, e sabe quem o negou e quem nunca o negou diante dos inimigos e por isso nos guardará na hora da provação (Ap 3. 10).
            Podemos crer nessas verdades porque o Cordeiro de Deus, o Leão da Tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu e temos a garantia que todo o plano da Redenção do povo de Deus em todos os tempos, será consumado de uma vez por todas (Ap 5. 1-6)!
A religião do homem não sobreviverá até o fim, mas a adoração a Cristo será para toda a eternidade! Podemos cantar com todo entusiasmo e sinceridade em nossos corações esse louvor de ao SENHOR:
            ...Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos.[6]
Reverendo Márcio Willian Chaveiro



[1] http://pt.wikipedia.org/wiki/Positivismo
[2] JÚNIOR, João Ribeiro Júnior, Augusto Comte e o Positivismo, Águas de São Pedro, p.107
[3] http://pt.wikipedia.org/wiki/Religi%C3%A3o_da_Humanidade
[4] Apocalipse 4 revela enfaticamente que Deus está no trono, governando tudo conforme sua soberana e sábia vontade, por isso podemos descansar e confiar nele!
[5] Mateus 16. 13-20, nos ensina que a igreja prevalecerá porque é construída sob Cristo, que aqui é a confissão apostólica de Pedro: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo (verso 16). Que posteriormente Paulo diz a mesma coisa ao afirmar que a Igreja é construída sob os profetas, apóstolos e Cristo como Pedra angular (Ef 2.20).
[6] Apocalipse 5. 13

Nenhum comentário:

Postar um comentário