sexta-feira, 18 de julho de 2014

A VERDADEIRA FELICIDADE!







Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma.  Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve. (Mateus 11. 28-30)
                A realidade interna e externa confronta a existência humana com suas variáveis constantes, balançando o alicerce sobre o qual sua vida está construída. Quando os ventos das incertezas batem com força nas paredes da alma, todo o ser é afetado! O caminho seguido pela maioria é buscar alivio para as dores causadas por essas confrontações, e muitas vezes a busca pela felicidade imediata é alcançada, através do sexo, das compulsões, das relações sociais, da religião, das drogas, do entretenimento, do auto engano, todavia tudo isso é como uma morfina para a alma, alivia dor temporariamente, mas não cura, não muda a situação!
Onde existe real alegria para a existência humana? Onde a alma pode encontrar refúgio seguro, alicerce inabalável, fonte inesgotável de graça? Só existe uma fonte inesgotável de felicidade para o homem, essa fonte é Jesus Cristo e seu Evangelho!
Quero a partir do texto de Mateus 11. 28-30 mostrar o ensino de Jesus para as multidões que o cercavam. Multidão composta de pessoas com anseios, com angustia, com dúvidas existenciais, com sede de algo que não conhecia, que caminhavam sem rumo, sem proposito, sem destino certo! Esse texto nos mostrará alguns aspectos da verdadeira felicidade, que só é possível em Cristo!

Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, ...
O Senhor Jesus convidou pessoas que estavam em estado de cansaço permanente e sobrecarregadas existencialmente para um verdadeiro descanso nele. Eram pessoas esgotadas existencialmente de procurar na religião judaica, no farisaísmo, no legalismo, no Império Romano, no paganismo grego ou na tradição dos homens uma forma de ser feliz e preencher o vazio em seus corações! Para essas pessoas massacradas na alma, angustiadas, Jesus afirma que elas podem verdadeiramente ser felizes nele.
O que Jesus quer dizer é que nenhuma pessoa fora dele tem alivio, tem felicidade genuína, todas as pessoas sem ele, estão cansadas e sobrecarregadas de alma, ainda que não saibam conscientemente. Não importa o quanto sentem prazer no que fazem, porque sempre precisam fazer mais para sentir-se outra vez felizes, como uma droga que precisa ser constantemente usada para causar um sentimento de alegria, euforia! O efeito de tudo que traz prazer, a parte de Jesus, é transitório, logo, essas fontes rasas secam rapidamente tornando necessário a busca por outras fontes de prazer, de felicidade superficial, para sentir-se feliz por alguns instantes. Então, se entrega ao trabalho, ao sexo, aos vícios, ao entretenimento, práticas religiosas.
Jesus pregava naquele momento para judeus, religiosos, romanos e gregos que não encontraram no seu dia a dia verdadeiro descanso. O Evangelho, embora associado com a religião, não é religião. O Evangelho é a boa notícia para os cansados e sobrecarregados! O Evangelho de Cristo não está preso a uma denominação religiosa, ou sujeita a autoridade de algum líder religioso. O Evangelho é a boa notícia para o pecador que pode ser liberto de si mesmo, das trevas e do mundo! Com essa libertação ele caminha em liberdade de vida em Cristo (Ef 2.10)!
O convite de Cristo é para aqueles que reconhecem que não existe felicidade permanente sem ele. São pessoas que se humilham e se arrependem de seus pecados e os confessa diante de Jesus! Estes assim fazem por terem nascido de novo e como essa nova vida caminham felizes no Senhor!
Existe uma promessa no verso 28: ...e eu vos aliviarei.... Essa alivio é progressivo na vida do que crê em Jesus. Quando ele nos chama, transformando o nosso ser, encontramos o caminho do alivio progressivo. A medida que andamos com Ele, que lutamos contra os nossos pecados, adquirimos alivio para a alma. Portanto, para andar com Cristo é necessário e essencial que reconheçamos que somos pecadores, que não podemos ser felizes sem Ele, que a única salvação para nossa vida é Jesus Cristo, o Senhor! Esse alivio, começa no momento da conversão e encontra seu clímax na glorificação! Quando estivermos com Ele, teremos plenamente o alivio de nossas dores de alma, do cansaço existencial, da sobrecarga causado pelo pecado e pelos efeitos da Queda (Ap 7. 16-17)! Mas no momento da transformação do nosso coração, que é chamado de regeneração ou novo nascimento, somos convertidos, levados ao arrependimento e fé. A partir dessa experiência, começamos uma nova caminhada, com paz no coração, com alegria independente das circunstâncias, pois a fonte dessa alegria é o Senhor Jesus (Fl 4.7)!
                Outro ensino que tiramos desse texto é que Jesus diz que existe um discipulado para aqueles que vão até ele (verso 29): Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; ...   A ideia do texto é de uma canga de boi, que nos faz andar lado a lado com o Mestre, aprendendo com Ele, o imitando, sendo, em nós, progressivamente formado o seu caráter santo. Ser cristão é isso, imitar a Cristo para sua glória! O apóstolo João assim definiu o verdadeiro cristão (1Jo 2.6): aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou.
Na sequência do texto de Mateus 11. 28-30 tem uma promessa para aqueles que andam com Cristo: ...e achareis descanso para a vossa alma.  Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve. Para esses que andam com Cristo existe a promessa de absoluto descanso pra alma. Esse descanso é a felicidade que tanto os homens procuram em lugares errados. O homem foi criado para adorar a Deus eternamente, mas o pecado o afastou desse proposito e por isso vive buscando na sua existência formas de preencher esse vazio. Contudo, a única forma de preencher esse vazio é servindo e adorando a Deus. O Evangelho é o caminho para a felicidade de alma! Somente em Cristo temos paz, alegria e felicidade!
Como você está? Tem andado cansado e sobrecarregado de si mesmo, do mundo, da religião?  Saiba que somente em Cristo existe real felicidade! Não importa se você é membro de igreja evangélica, isso não garante que realmente conhece a Cristo! Não importa se você é pastor, presbítero, diácono ou que exerce alguma função importante no mundo eclesiástico! A única coisa que realmente importa é se sua vida esta nele!
Leia novamente o convite do Senhor Jesus aos cansados e sobrecarregados de alma e se arrependa do seu modo de vida, entregando-se a ele completamente e incondicionalmente: Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma.  Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.  
A Ele a glória eternamente, amém!
Reverendo Márcio Willian Chaveiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário