sexta-feira, 11 de julho de 2014

A ESCRITURA E SUAS CARACTERÍSTICAS E EFEITOS NA VIDA DO CRISTÃO!


               O historiador francês Jacques Le Goff[1] fez um excelente comentário com relação ao uso variado das Escrituras pela cristandade ao dizer que como texto sagrado, a Bíblia gera diferentes tipos de reação. Alguns a leem para inspiração, outros para serem iluminados por Deus. Ainda existem aqueles que a usam para pronunciar juramentos em seu nome, assumem compromissos de fé e fazem promessas essenciais (LE GOFF, 2002, pp. 105-117). Ela é usada para fins místicos nas seitas e no meio evangélico, com ela aberta em algum Salmo para proteger a casa ou o ambiente, tira a  sorte para ver onde Deus vai se revelar, e assim por diante.
            O Salmo 19 a partir do verso 7 nos ensina a importância essencial das Escrituras para a nossa vida, como devemos trata-la e aplicar a nossa existência.  Então, convido a você a ler o Salmo 19 e estuda-lo comigo esse maravilhoso texto, aplicando a nossa vida!
Estrutura do Salmo 19. 7-10
Quando lemos o Salmo 19, do verso 1-6, vemos que o salmista declara que os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia as obras de suas mãos (verso 1). Deus se revela para todos os homens através da criação, tornando-os indesculpáveis diante dEle, como nos ensina o apóstolo Paulo em Romanos 1. 20. A criação revela dia após dia para o homem que Deus existe, todavia o homem devido ao estado de morte espiritual não consegue enxergar estas verdades patentes diante de seus olhos. Por isso, Deus se revela de forma especial ao homem, por meio da Escritura. É justamente isso que o salmista Davi trata nos versos de 7-14.
Um esquema para entendermos melhor a estrutura do Salmo 19. 7-9:
Nomes usadas para a Escritura
Origem da Escritura
Características das Escrituras
Efeitos da Escritura
Lei (verso 7
“do SENHOR”
Perfeita
“restaura a alma”
Testemunho (verso 7)
“do SENHOR”
Fiel
“dá sabedoria aos símplices”
Preceitos (verso 8)
“do SENHOR”
Retos
“alegram o coração”
Mandamento (verso 8)
“do SENHOR”
Puro
“ilumina os olhos”
Temor (verso 9)
“do SENHOR”
Límpido
“permanece para sempre”
Juízos (verso 9)
“do SENHOR”
Verdadeiros
“igualmente justos”

  1. Primeiro Ensino: A Escritura é Perfeita e Transforma a Alma
            “A lei do Senhor é perfeita...” (Salmo 19. 7)
            A palavra “Lei” indica a forma didática que a Bíblia expõe tudo que precisamos saber, como bem afirmou John Marcarthur: Aqui, Davi a usa para se referir às Escrituras como a totalidade  do que Deus  revelou para nossa instrução, quer seja credo (o que cremos), caráter (o que somos) ou conduta (o que fazemos).[2] Ao usar a expressão “perfeita”, o salmista quer dizer que a Lei do SENHOR (Escritura) é suficiente, inteira e completa em tudo que pretende ensinar. Significa que a Bíblia é didaticamente perfeita para nos ensinar tudo que precisamos saber acerca de Deus e de nós. O resultado é a transformação da  alma. A palavra “alma” traz a idéia de totalidade do nosso ser, ou seja, a Bíblia pode transformar o nosso ser completamente. Mudar a nossa mente, instruir a viver de forma agradável a Deus.
            Não existe outra fonte de conhecimento seguro pelo qual possamos conhecer corretamente o Senhor e nos conhecer, fora da Escritura. Como disse o teólogo João Calvino: Visto que a igreja é o reino de Cristo, e ele não reina senão por sua Palavra, continuamos duvidando de que são mentirosas as palavras daqueles que imaginam o reino de Cristo sem o seu cetro, quer dizer, sem a sua santa Palavra?[3]
  1. Segundo Ensino: A Fidelidade do Testemunho do SENHOR
“...o testemunho do SENHOR é fiel e dá sabedoria aos símplices.”
(verso 7)
            A Escritura é um depoimento fiel de tudo que Deus realizou na história em favor do seu povo, suas promessas e seus juízos. Afirmar que a Escritura é um “Testemunho Fiel” é dizer que tudo que ela registra é inabalável, inconfundível, irremovível, seguro e digno de confiança.
            O resultado deste testemunho fiel é que ela dá sabedoria aos símplices. O sentido da expressão símplice” é de uma “porta aberta”. É o sentido de uma pessoa ingênua que não sabe quando fechar sua mente contra o ensinamento falso e impuro. Ela não tem discernimento, é ignorante e influenciável. Contudo, a Palavra de Deus a torna sábia para discernir o certo do errado. O sábio é aquele que é habilidoso para viver, perito no viver. É isso que a Bíblia faz com aquele que a estuda e medita!
  1. Terceiro Ensino: Os Preceitos do SENHOR para a vida
“Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração;...” (verso 8)
            O sentido da palavra “preceitos” é de ordens ou mandamentos para a nossa vida vinda do SENHOR. São orientações e princípios divinos para o nosso caráter e conduta. Ele nos criou para vivermos para sua glória, somente através de orientações dadas por Ele, poderemos viver assim. Esses preceitos são “retos”. São ordens que nos levam a caminhos corretos, retos, verdadeiro. As verdades da Palavra de Deus orientam para o caminho correto em meio aos caminhos incorretos da vida. É a fonte correta para nosso crescimento e plena felicidade!
  1. Quarto Ensino: A Pureza do Mandamento do SENHOR
“o mandamento do SENHOR é puro e ilumina os olhos.” (verso 8)
            Quando o salmista afirma que a Bíblia é um “mandamento”, ele quer dizer que não existe opção para o homem obedecer ou não as Escrituras. Ela é uma ordem de Deus para sua criatura. Viver em desobediência a ela é viver colhendo maldições.  A Bíblia não é um livro de sugestões, são ordens divinas para o homem.[4]  Os que vivem em obediência ao Mandamento do SENHOR são abençoados (Dt 28.1-14) e os que vivem em desobediência colhem maldições (Dt 15.1).
            O sentido de “puro” é que a Escritura é clara no que diz, não é obscura. Seus mandamentos são claros, é lâmpada para os nossos pés luz para os nossos caminhos (Salmo 119. 105).  A Escritura lança luz na obscuridade da nossa existência. Sem ela andamos em trevas!
            Qual o seu efeito? O texto afirma que ilumina os olhos.  Por serem claros os mandamentos do SENHOR, eles causam clareza no viver, na mente e no coração daquele que medita neles.  A cultura, a sociedade, a filosofia, a psicologia, a sociologia, não podem clarear nossos olhos existenciais, somente a Escritura pode fazer isso! Ela traz clareza onde existe ignorância espiritual, traz ordem onde existe confusão, traz santidade onde existe pecado.
  1. Quinto Ensino: A Bíblia Causa Reverencia diante de Deus
“O temor do SENHOR é límpido e permanece para sempre;...” (verso 9)
            O sentido de “temor” é a reverente admiração a Deus. A Bíblia quando estudada com fidelidade interpretativa causa no adorador temor de Deus. Quanto mais conhecemos verdadeiramente o SENHOR por meio das Escrituras, mais reverencia temos. A falta de respeito e temor a Deus no meio evangélico é resultante da falta de conhecimento verdadeiro de Deus. A Bíblia é o manual por excelência de adoração ao SENHOR!
            O “temor do SENHOR é límpido” afirma o Davi. O significado de “límpido” é pureza, ausência de sujeira ou imperfeição. A Bíblia é perfeita, clara, pura. Foi isso que Jesus afirmou ao dizer (Mc13.31): Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão. Portanto, a Escritura é relevante para todas as épocas e sempre será suficiente para o homem. Por isso seu efeito é: “...permanece para sempre...”
  1. Sexto Ensino: O Juízo de Deus é Verdadeiro
“...os juízos do SENHOR são verdadeiros e todos igualmente justos.” (verso 9)
            A Bíblia procede do trono do reto Juiz, por isso ela é chamada de “juízos do SENHOR”. São ordenanças, vereditos divinos que sem do trono do Supremo Juiz da terra para o homem. Portanto, são verdadeiros e todos justos.
            Considerações Finais:
Portanto, precisamos entender que a Bíblia é a Palavra de Deus, que transforma o coração e mente do homem. Somente através desta Palavra, podemos conhecer verdadeiramente o SENHOR. Não é a cultura do século XXI que determinará o que devemos fazer ou pensar, mas Deus através das Escrituras. No presente século é proibido pela cultura pós-moderna ter “verdades absolutas”. Para os verdadeiros crentes a Escritura sempre será a verdade absoluta. Ela sempre regerá as nossas convicções e práticas. Não podemos nos dobrar diante das mentiras de Satanás, vivendo conforme o padrão estabelecido pela sociedade e cultura do nosso tempo. Temos que nadar contra a correnteza do modismo e pecado produzidos por pessoas que não amam o Senhor e não conhecem a verdade revelada na Bíblia.
Termino com a declaração de Davi sobre a Escritura (19.10): São mais desejáveis do que ouro, mais do que muito ouro depurado; e são mais doces do que o mel e o destilar dos favos.
Reverendo Márcio Willian Chaveiro





[1] http://pt.wikipedia.org/wiki/Jacques_Le_Goff
[2] John Marcarthur – Nossa Suficiência em Cristo – Editora FIEL – p 72
[3] Herminsten Maia Pereira da Costa – João Calvino 500 anos – p 66
[4] Marchartur, p.76

Nenhum comentário:

Postar um comentário