terça-feira, 22 de outubro de 2013

IGREJA ABENÇOADA É ABENÇOANTE!

Existe na igreja evangélica um apego muito grande a projetos miraculosos que prometem resolver as suas maiores dificuldades, principalmente projetos que visem o crescimento numérico. É uma grande influência do pragmatismo[1] que a pós-modernidade prega. Muitos líderes têm idolatrado os números de membros que suas igrejas podem alcançar. A pergunta mais frequente entre pastores é: Quantos membros tem sua igreja? Isso revela a ênfase dada ao crescimento e não a obediência ao SENHOR.
            Temos que entender que evangelizar ou fazer missões não é o alvo mais importante da igreja, mas um dos meios de glorificar o SENHOR.  A glória de Deus é mais importante que qualquer coisa nesse mundo!
            O alvo principal do crente, da igreja, é sem dúvida glorificar a Deus. A adoração é o alvo eterno da igreja. Na eternidade não teremos mais missões, evangelismo, contudo, teremos a adoração como continuidade da que fazemos aqui com imperfeições devido ao nosso pecado. Na eternidade adoraremos o Senhor perfeitamente, para sempre!
ESTRUTURA DO SALMO 67
Neste Salmo temos o ensino de adoração e evangelismo. A igreja que adora corretamente é um agente de Deus para abençoar o mundo com a pregação do evangelho.
Existe uma ideia nos Salmos anteriores de universalismo para a adoração ao Senhor. O Salmo 65.5 afirma: ...esperança de todos os confins da terra e dos mares longínquos. O Salmo 66. 1 diz: Aclamai toda a terra. E no verso 4 do mesmo Salmo é dito: Prostra-se toda a terra perante ti, canta salmos a ti; salmodiai o teu nome. O que nos mostra que essa coleção de Salmos enfatiza o anunciar para todas as nações e estas prestando adoração ao Senhor!
O que o Salmo 67 ensina resumidamente? O Salmo 67  ensina que Israel deveria ser um agente do reino de Deus aqui na terra.  O Senhor sempre ordenou a nação para proclamar suas virtudes as outras nações (Salmo 96), contudo a nação falhou nesse propósito, tornando-se exclusivista. O teólogo João Calvino disse o seguinte sobre o Salmo 67:
O Salmo contém uma predição do reino de Cristo, sob o qual o mundo inteiro seria adotado para uma privilegiada relação com Deus. O salmista, porém, começa orando pela bênção divina, particularmente em prol dos judeus. Eles eram o primogênito (Êxodo 4.22), e a bênção se destinava primordialmente a eles, e então a todas as nações circunvizinhas.[2]
É exatamente essa a promessa e ordem de Deus para Abraão antes de Israel, como nação existir (Gn. 12. 2-3): Sê tu uma bênção!...em ti serão benditas todas as famílias da terra. De forma mais ampla, essa promessa feita a Abraão, cantada pelos salmistas é uma referência clara a Igreja. A Igreja ou povo de Deus precisa orar para que Deus seja gracioso com ela e a use para abençoar todos os povos. Deus sempre ordenou o seu povo a proclamar as virtudes dele para todas as nações, como diz o salmista (Salmo 96.3): Anunciai entre as nações a sua glória, entre todos os povos, as suas maravilhas.
1.      PRIMEIRO ASPECTO DO SALMO 67: Oração por Bênção Sobre o Povo de Deus
 Seja Deus gracioso para conosco e nos abençoe...(verso 1)
Este versículo do Salmo 67 é uma citação da bênção araônica[3], que era pronunciada pelo sumo-sacerdote sobre o povo de Deus. Ele levantava as mãos, após os sacrifícios da manhã e da tarde, e abençoava o povo em nome de Deus, e a congregação respondia com amém.  (Nm. 6. 24-26):  O SENHOR te abençoe e te guarde; O SENHOR faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; O SENHOR sobre ti levante o rosto e te dê paz. Por isso, que após a bênção apostólica feita pelo pastor, a igreja responde e encerra o culto com Amém Tríplice!    Não temos mais sacerdotes, sumo sacerdotes ou sacrifícios, mas os princípios de culto do Antigo Testamento, permanecem. 
O clamor do Salmista é por graça e bênção sobre Israel. Existem três pedidos do Salmista nesse início do verso 1, que desejo chamar sua atenção para a profundidade deles e sua aplicação para o Israel de Deus que é a igreja!
 O primeiro pedido é por graça: Seja Deus gracioso... O que isso significa? Essa expressão poderia ser entendida aqui como sendo um pedido por misericórdia ou piedade. O verbo descreve: a ação que parte de um superior na direção de um inferior que não tem nenhum direito a tratamento clemente. O povo de Deus não tem em si mesmo nenhum merecimento, por isso deve pedir misericórdia ao Senhor. Esse pedido por misericórdia (conforme o verbo usado) é constante, diário, é uma ação que indica todo o tempo, em todo momento precisamos reconhecer que dependemos do Senhor!
O segundo Pedido: e nos abençoe... Bênção é sempre do Maior para o Menor – Pai para filho; Rei para servo. Deus é a fonte inesgotável da bênção para seus servos! Somente Deus pode abençoar, e somente em seu nome, as pessoas podem conferir bênçãos aos outros, quando recebem dele a autoridade (exemplos: Gn 9. 24-29; Gn 14. 18-20; Gn 27. 21-29) Ou seja, somente pessoas autorizadas por Ele podem abençoar outros. Somente nEle, a Igreja pode abençoar o mundo através do bom testemunho, da pregação do Evangelho! Uma Igreja abençoada manifesta ao mundo bênção. Quando a igreja glorifica o SENHOR, torna-se um instrumento de bênçãos na sociedade, na cidade, na região, no país onde está localizada.
O terceiro Pedido:  e faça resplandecer sobre nós o rosto;... o sentido da expressão “resplandecer”  no Antigo Testamento é de: vida e felicidade; bênção; prosperidade. Essa declaração é uma citação da bênção araônica (Nm.6.24-26): O SENHOR te abençoe e te guarde;O SENHOR faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti. A ideia por traz desta afirmação tanto da bênção arônica como do Salmo é:  um clamor por misericórdia; por restauração; um pedido de favor do Rei.
Existe uma ligação deste pedido do Salmo 67 com as bênçãos decorrentes da obediência anunciadas em Deuteronômio 28. 1-14:
·         Bênçãos na cidade e no campo (verso 3)
·         Bênção nos filhos (verso 4)
·         Bênção na saída e na entrada (verso 6)
·         Vitória sobre os inimigos (verso 7)
·         Prosperidade nos celeiros e na terra (verso 8)
·         Será um povo santo (verso 9)
·         Os povos terão medo de Israel (verso 10)
·         Bênçãos na agricultura, pecuária, na família (verso 11)
·         Chuvas sobre a terra, prosperidade financeira (verso 12)
·         Será cabeça e não cauda (verso 13)
Contudo, Israel precisava saber que existe uma condicional para receber as bênçãos de Deus, que é a obediência a sua Palavra (Dt 28.14): Não te desviarás de todas as palavras que hoje te ordeno, nem para a direita nem para a esquerda, seguindo outros deuses para os servires.
Não posso deixar de mostrar que o Salmo 67 tem uma mensagem para a vitória absoluta que a igreja, que é o Israel de Deus, terá no último Dia, quando Cristo vier, que Isaías profetizou que o Senhor será a nossa luz eternamente (Is 60. 20-21): Nunca mais se porá o teu sol, nem a tua lua minguará, porque o SENHOR será a tua luz perpétua, e os dias do teu luto findarão. Todos os do teu povo serão justos, para sempre herdarão a terra; serão renovos por mim plantados, obra das minhas mãos, para que eu seja glorificado. Temos aqui uma promessa que um dia o SENHOR será o nosso sol, a nossa luz. Resplandecerá de forma absoluta seu rosto sobre nós, nos abençoando eternamente. Todavia, enquanto peregrinamos nessa terra de trevas, essa luz resplandece progressivamente sobre o Seu povo, para a glória dEle. Veja como termina Isaías o verso 21 do capítulo 60:  ...serão renovos por mim plantados, obra das minhas mãos, para que eu seja glorificado. Portanto, a ideia por trás de todo esse processo é a glória de Deus.
João ao escrever o livro de Apocalipse revela que essa luz é Cristo que iluminará a nova Jerusalém (Ap 21. 23): A cidade não precisa nem do sol, nem da lua, para lhe darem claridade, pois a glória de Deus a iluminou, e o Cordeiro é a sua lâmpada.
É importante entendermos, como bem colocou Calvino sobre o Salmo 67.1 que: ...até onde podemos chegar, devemos nossa felicidade, nosso sucesso e prosperidade inteiramente à mesma causa.
O que é ensinado no Salmo 67.1 é o desejo do salmista que Israel fosse abençoada nas suas plantações, colheitas, ações, de tal forma que sua prosperidade testificasse com relação a glória do Senhor. O seu propósito era que Israel, recebendo e desfrutando a graça de Deus, levasse às nações pagãs a reconhecerem essa verdade, para também se prostrarem e adorarem ao único Deus verdadeiro.
O salmista Davi faz pedido semelhante no Salmo 28.9: “Salva o teu povo e abençoa a tua herança; apascenta-o, e exalta-o, para sempre.” Quando oramos para Deus abençoar a igreja, temos que desejar isso para que a sociedade possa testemunhar o poder do SENHOR sobre o seu povo e desejar fazer parte disso. É uma situação extremamente diferente das propagandas enganosas da Teologia da Prosperidade, que usa supostas bênçãos materiais para fazer propaganda da igreja.
Essas bênçãos aqui do Salmo 67, aplicando a igreja, não dizem respeito a bens materiais, pois na história a Igreja passou por várias provações e ainda hoje passa, como nos países que promovem perseguição, não dizem respeito a riqueza material, mas sim a fidelidade ao SENHOR em qualquer situação. A bênção aqui desejada pela igreja é a glorificação do nome do Senhor através do seu povo! A igreja deve ansiar por ser agraciada para glorificar a Deus no  mundo!
Resplandecer o rosto sobre o povo de Deus só é possível se esse povo obedecer a Escritura. Não existe a possibilidade desse povo ser abençoado se não obedecer ao SENHOR, através da sua Palavra. Esse é um bom alerta para a igreja, pois querem crescer, evangelizar, fazer missões, sem antes obedecer e serem fieis ao SENHOR, conforme sua Palavra. Fazer missões é importantíssimo, evangelizar o bairro, as pessoas, os amigos, contudo, não pode ser feito isso desprovido de uma vida de obediência da igreja.
Quando Deus resplandece seu rosto sobre a igreja é devido a um contexto de obediência e não um fato isolado. A igreja precisa de santificar para crescer. Podemos constatar essas bênçãos resultantes de obediência na igreja primitiva em Atos 2:42-47.

O que podemos destacar da narrativa da vida piedosa da igreja em Atos? Firmeza teológica (verso 42); temor e reverencia (verso 43); comunhão (verso 44); generosidade (verso 45); simplicidade de coração (verso 46); crescimento numérico (verso 47).
Em outras passagens em Atos temos o mesmo relato com relação a vida igreja no seu início, como em Atos 4.31; 6.7 e   9.31.
2.      SEGUNDO ASPECTO DO SALMO 67: O Maior Propósito da Igreja
A igreja tem um propósito que governa todos os outros. Provavelmente você diria que “missões” é o maior alvo da igreja! Missão é fundamental na igreja para alcançar os eleitos, é uma forma de obedecer a Deus. Contudo, o propósito maior é a adoração, a glorificação do nome do Senhor. Como bem colocou John Piper: As missões não representam o alvo fundamental da igreja, a adoração sim. As missões existem porque não há adoração, ela sim é fundamental, pois Deus é essencial e não o homem. Esse pensamento de Piper está de acordo com a Escritura. A adoração é o centro de tudo, porque Deus é o centro e não o homem. A sua glória é o alvo principal da nossa existência como servos e igreja.
Quando lemos as Escrituras corretamente observamos que tudo converge para a glória de Deus. a criação; o homem criado a imagem e semelhança de Deus;  o universo; a salvação dos eleitos; Israel no Antigo Testamento; a igreja; missões; a eternidade com Deus! Como declarou Paulo (Rm 11. 36): Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as cousas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém.
Para entendermos melhor a perspectiva do salmista é preciso fazer um paralelo entre os deuses da época do Salmista, a compreensão que as nações tinham de divindade e a revelação do SENHOR através das Escrituras para Israel:
·         Os deuses das nações pagãs na época do Salmista eram deuses tribais, regionais, nacionais. Carregados por seus adoradores, servidos por mãos humanas.
·         O Deus de Israel não é um deus tribal, mas um Deus Universal, que reina sobre tudo e todos. É um Deus global. Deus de Israel vai à frente do seu povo, guerreia por ele, luta por seu povo, o protege. Não é servido por mãos humanas.
Essa compreensão da soberania, do poder e da glória de Deus que estava na mente do salmista. Em Deus nos movemos e existimos como afirmou Paulo aos filósofos e religiosos em Atenas (Atos 17.28)!
3.      TERCEIRO ASPECTO DO SALMO 67: Oração por Bênção Sobre as Nações
para que se conheça na terra o teu caminho e, em todas as nações, a tua salvação. (Verso 2)
A expressão:  “para que...”  indica o propósito do verso anterior. Ou seja, o salmista pede que seja gracioso e abençoe Israel para que este possa fazer conhecido o caminho de Deus entre as nações. Porque? Porque Deus será glorificado por todas as nações! Como tenho afirmado desde o início: Só é abençoante o povo que é abençoado e para ser abençoado é preciso obedecer e glorificar a Deus! Um povo que serve ao Senhor com fidelidade será canal de bênção para as nações ao redor.
O que vai acontecer se a igreja obedecer e glorificar a Deus? O verso 2 responde:   para que se conheça na terra o teu caminho... Para quem deve ser direcionada essa bênção através do povo de Deus? ...na terra e, em todas as nações... Temos aqui a visão de universalismo da pregação do Evangelho, não de salvação universal. Isso não significa a salvação de todas as nações e todos os indivíduos, mas significa que a salvação não ficaria apenas para o povo de Israel, e este deveria ser agente missionário no mundo, o que fracassou!  O que temos aqui é a ordem de Deus dada a Abraão para ser uma bênção e que através dele todas as famílias da terra seriam abençoadas. É a igreja, o Israel de Deus que será instrumento para o cumprimento dessa promessa para a Abraão (At 1.8)!
Posteriormente temos variados textos do Antigo Testamento exortando Israel para ser uma bênção entre as nações. No Novo Testamento temos a igreja espalhada por todo o mundo com a obrigação de anunciar o Evangelho para as nações ainda não alcançadas. Contudo, o que temos que entender aqui que o propósito por trás de tudo isso, que é a Glória de Deus através da proclamação da Sua Palavra!
O que será anunciado para as nações?  O texto responde: para que se conheça na terra o teu caminho... As nações devem conhecer o caminho de Deus. Como o Salmo 105.1 afirma: Rendei graças ao SENHOR,  invocai o seu nome, fazei conhecidos, entre os povos, os seus feitos.  Que caminho é esse que deve ser Revelado as Nações? A expressão “caminhos”  é usada frequentemente no Antigo Testamento para mostrar o andar na aliança do SENHOR.  Israel deveria mostrar as nações como andar na aliança de Deus para que as mesmas fossem alcançadas pela mensagem do Pacto.
Portanto, podemos entender algumas coisas importantes a partir disso:
Israel
Igreja
Ser bênção para as nações não seria apenas fazer com que gentios circuncidassem, mas seria ensina-los como andar com Deus.

Logo, a igreja não tem que apenas receber membros para serem batizados, precisa ensina-los a andar na Aliança.

Israel tinha que mostrar as nações que para relacionar com o SENHOR seria preciso envolver todas as áreas com Ele. Fosse área espiritual, social e cultural.

Da mesma forma a Igreja quando orar pedindo graça e bênção para alcançar os perdidos, precisa entender que esses perdidos precisam ser ensinados que a vida espiritual, social e cultural deles devem ser governadas pelo Evangelho.


Por que deve ser assim? Porque o homem tem que glorificar a Deus na sua totalidade e não em partes. O propósito por trás de tudo não é acrescentar membros na igreja, mas sim glorificar a Deus anunciando o seu caminho entre as nações! Conheça os caminhos de Deus (aliança) e a Salvação:  ...conheça na terra o teu caminho e, em todas as nações, a tua salvação. Sou tentado a olhar para essa expressão “salvação” e logo associar a salvação por meio de Cristo, conforme o Novo Testamento interpreta claramente. Todavia, antes de chegar nesse ponto preciso olhar progressivamente o que esse conceito de salvação significa na revelação bíblica:
Para o Salmista e o Antigo Testamento
Significava que assim como o SENHOR pelejava por Israel e vencia os inimigos, as nações que andassem no Caminho (aliança) do SENHOR também seriam vitoriosas e teriam o livramento vindo do SENHOR.
O Messias Prometido no Antigo Testamento






Vários textos do Antigo Testamento falavam da vinda do Ungido (Messias) que lutaria pelo seu povo, que venceria os inimigos de uma vez por todas, trazendo salvação debaixo das suas asas, como profetizou Malaquias (4.2)
Novo Testamento (cumprimento da Promessa)
No Novo Testamento temos a interpretação dessa revelação dada no Antigo Testamento, mostrando que o Ungido é Cristo:
a)      a vitória não é sobre as nações inimigas, mas sobre a morte e o inferno.
b)      A salvação não é do domínio estrangeiro, mas do domínio de Satanás.
c)      A libertação não é de nações pagãs, mas de nosso próprio coração.
d)      O seu domínio não será através de uma nação, mas através de um povo, eleito, sacerdócio santo, de propriedade exclusiva dele.

A Igreja, que é agora nação santa, composta de pessoas de várias nações, precisa orar como o Salmista para anunciar a “Aliança” e a “Salvação” através do Ungido de Deus, para o homem escravo de si mesmo.
4.      QUARTO ASPECTO DO SALMO 67: Os Efeitos Proféticos da Obediência do Povo de Deus
O Primeiro efeito que o texto mostra é o louvor das nações (verso 3): Louvem-te os povos, ó Deus; louvem-te os povos todos.  Sem dúvida aqui é uma profecia referindo-se as nações louvando ao Senhor, mas essa profecia pode ser experimentada progressivamente pela igreja, ao constatar povos e nações louvando ao SENHOR.
            O Segundo efeito é o temor das nações:  Abençoe-nos Deus, e todos os confins da terra o temerão. Contudo, será no final que veremos o total cumprimento dessa profecia, conforme Apocalipse 7. 9-10: Depois destas cousas, vi, e eis, grande multidão que ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de vestiduras brancas, com palmas nas mãos; e clamavam em grande voz, dizendo: Ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro, pertence a salvação. Será o cumprimento da promessa de Deus feita a Abraão em Gênesis 15.5: Então, conduziu-o até fora e disse: Olha para os céus e conta as estrelas, se é que podes. E lhe disse: Será assim a tua posteridade. Ele creu no SENHOR, e isso lhe foi imputado.
Paralelo dos dois textos de Gênesis 15.5 que é dada a promessa a Abraão com Apocalipse 7. 9-10 que é o cumprimento dessa promessa através da igreja:
Gênesis 15.5
...Olha para os céus e conta as estrelas, se é que podes...”
Apocalipse 7.9-10
“Depois destas cousas, vi, e eis, grande multidão que ninguém podia enumerar...”

            O Terceiro efeito apresentado pelo salmo 67 é a alegria das nações: “Alegrem-se e exultem as gentes, pois julgas os povos com equidade e guias na terra as nações. Louvem-te os povos, ó Deus; louvem-te os povos todos.” Você sabe por que os povos se alegrarão? Porque a sua alegria será o SENHOR! Fomos criados para glorificar a Deus, nossa alegria plena reside unicamente nesse propósito!
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Sua vida deve ser um louvor constante a Deus! Entender que o sentido de tudo é a glória do Senhor! Por outro lado, você tem a obrigação de proclamar o evangelho, de anunciar para as pessoas a salvação em Cristo, para a glória do SENHOR! Use a pregação do Evangelho como instrumento de glória ao nome do Senhor. Queremos que nossa igreja cresça, mas que seja um crescimento saudável, pautado pelo desejo de glorificar a Deus e não pela idolatria de números!
Um dia veremos pessoas de todas as nações, povos, línguas adorando conjuntamente o SENHOR e a promessa feita a Abraão chegando ao seu ponto mais alto! Como nos garante Apocalipse 19. 6-8:
Então, ouvi uma como voz de numerosa multidão, como de muitas águas e como de fortes trovões, dizendo: Aleluia! Pois reina o Senhor, nosso Deus, o Todo-poderoso. Alegremo-nos, exultemos e demos-lhe a glória, porque são chegadas as bodas do Cordeiro, cuja esposa a si mesma já se ataviou, pois lhe foi dado vestir-se de linho finíssimo, resplandecente e puro.

Reverendo Márcio Willian Chaveiro


[1] O que é pragmatismo? É o pensamento que se algo deu certo, então, é bom! Não importam os meios, o que realmente importa são os resultados.
[2] CALVINO, João Calvino, O Livro dos Salmos –  Volume 02, Editora FIEL, 1999, p. 636
[3] A expressão araônica vem do nome Arão, irmão de Moisés e primeiro Sumo sacerdote. Todos os sumo sacerdotes de Israel teriam que ser levitas e descendentes direto de Arão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário