sábado, 11 de outubro de 2014

QUAL O PAPEL DA IGREJA EM RELAÇÃO AO ESTADO?

        
            Essa é uma questão polêmica e difícil de tratar em nossos dias! Creio que parte dessa dificuldade de discernir qual a função da igreja em relação ao estado seja devido a situação caótica que a igreja evangélica vive teologicamente e moralmente! Temos uma igreja composta na sua maioria, de crentes analfabetos biblicamente, desinformados e ignorantes teologicamente, que abraçam todo tipo de prática pagã que se propõe ser “em nome de Jesus”! Com isso, a igreja tornou-se irrelevante nas discussões ideológicas, sociológicas e políticas! A maioria dos crentes são incapazes de desenvolver uma conversa saudável, lógica, com conteúdo intelectual e teológico, com as várias camadas da sociedade e da política! A crise moral, é refletida na postura “curandeira e gananciosa” da maioria dos pastores, que mancham esse oficio bíblico, e com ele o Evangelho diante das pessoas não cristãs.
            Como lidar com esses desafios diante de nós? Somente com a Escritura, nossa única regra de fé e prática, poderemos interpretar a nossa realidade e entender qual realmente deve ser a nossa postura em relação ao estado “laico”! Preciso nesse momento suscitar uma pequena discussão: existe realmente “estado laico”? A definição de estado laico ou estado secular é aquele em que o estado sem posiciona de forma “neutra” nas questões religiosas, não apoiando e nem condenando.[1] Contudo, é possível se posicionar de forma “neutra” em questões religiosas? Outro aspecto que destaco, é que o estado que define o que é religião e o que não é religião. Se aprofundarmos a discussão, podemos discutir, por exemplo, se a teoria da evolução se comporta mais como religião do que ciência; ou se o ateísmo é uma religião do homem, como muitos filósofos definem; se ativismo gay tem sido caracterizado como uma religião do prazer, e assim por diante! Porque religião é o ato de devoção a tudo que é considerado sagrado.[2] Logo, o evolucionismo tem sua crença na sagrada “pseudo ciência”! Os ateus têm sua crença e fé na humanidade como deus Supremo! Os homossexuais têm o corpo com seus prazeres como um deus a ser adorado! Portanto, o estado nunca será “laico” verdadeiramente, sempre moldará a ética e moral a partir da religião que prevalecer no momento na sociedade ou nos cargos políticos!
            O que a Bíblia afirma sobre o estado e a postura que os crentes devem ter? Quero citar apenas dois textos para objetividade do artigo. O primeiro é Romanos 13. 1-7, do qual quero tirar os pontos principais para nossa reflexão. Nesse texto Paulo fala sobre a nossa relação com o governo, que é instituição de Deus , porque toda a autoridade procede de Deus, nenhum poder é autônomo, independente do Rei dos reis (verso 1); se opor a qualquer autoridade governamental de forma rebelde, desrespeitosa, desordeira, é se opor ao próprio Deus (verso 2); não devemos temer as autoridades se formos cumpridores dos nossos deveres, a não ser que cometermos algum crime ou transgressão da lei civil (verso 3-4); e nossa obediência as leis não deve ser por causa da punição, mas por causa da nossa consciência com Deus e sua Palavra (verso 5); por isso devemos pagar todos os impostos, pois mais pesados que sejam e injustos, como é em nosso país, não temos autorização de Deus para não pagarmos o que nos é exigido (versos 6-7)!
            Seguindo a mesma metodologia de exposição do texto, o segundo que cito é 1 Timóteo 2. 1-3. Aqui o apóstolo Paulo está escrevendo para o jovem pastor Timóteo, que havia ficado em Éfeso (1.3), e precisava de orientações pastorais para conduzir a igreja. Paulo antes de exortar Timóteo sobre os seus deveres pastorais com relação a aquela igreja, o exorta a conduzir o povo de Deus a intercessão, a súplica, as orações, ações de graças, por toda a sociedade e por todos os governantes e todos os que estiverem revestidos de autoridade (verso 1-2). Qual é o proposito dessas intercessões? O texto responde no verso 2: ...para que vivamos vida tranquila e mansa, com toda piedade e respeito. Você quer dias melhores em nosso país? Então, ore por nossa nação, por nossos governantes, por nossos delegados, policiais de modo geral, juízes, promotores,... Paulo afirma que essa atitude é boa e agradável diante de Deus, nosso Salvador (verso 3)!
            A igreja não quer se envolver de forma bíblica com estado, ela deseja receber benefícios financeiros e materiais dele! Tornando-se assim, tão corrupta quanto o próprio estado! Pastores trocam os votos de suas igrejas por saco de cimento, areia, brita, lote, cargo, e assim por diante! Os púlpitos têm se tornado palanques eleitoreiros! Por isso, que o estado não respeita a igreja, não considera realmente o posicionamento moral e ético do povo de Deus, pois este tem se mostrado pior que os que governam nosso país!
            Temos que nos arrepender e praticar o que a Escritura nos ensina, respeita os governantes, agir dentro da lei, da democracia, sem violar princípios morais e éticos com nossas críticas. Orar por todos os homens, e todos os que tem autoridade, e parar de fazer das nossas intercessões “centro de pedidos pessoais” e alistar pedidos que estão de acordo com a “lista de Deus” revelada em sua Palavra! Quando a igreja em peso orar e viver o Evangelho em nossa nação, teremos dias tranquilos e mansos! Mas enquanto a igreja se comportar dessa forma pecaminosa, corrupta, mesquinha, teremos dias difíceis, violentos, corruptos, imorais, como temos presenciado! Oremos por nossa nação para que vivamos dias melhores e mais tranquilos e que Deus seja glorificado!
Reverendo Márcio Willian Chaveiro




[1] http://pt.wikipedia.org/wiki/Estado_secular
[2] http://www.significados.com.br/religiao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário